terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Filmes - Noite de Reis (Twelfth Night)

História baseada em uma peça homônima de William Shakespeare, também conhecida com o subtítulo de "Ou O Que Quiseres (Or What You Will)", filmada em 1996 por Trevor Nunn, que atuou como diretor teatral da Royal Shakespeare Company de 1968 a 1986, com forte elenco de atores britânicos, experientes em atuar em outras obras do autor.

Os irmãos Viola (Imogen Stubbs) e Sebastian (Steven Makintosh) são atores que divertem os passageiros e tripulantes do navio que estão embarcados com um show que mistura elementos de canto, dança e transformismo, com muito humor.

Porém, o navio é colhido por uma tempestade e naufraga. Viola e alguns outros passageiros conseguem chegar até uma praia, mas não existe nenhum sinal que Sebastian tenha escapado com vida. O local é o reino de Illrya, do Duque Orsino (ou Conde?), interpretado por Toby Stephens.

Por medo de sofrer hostilidades e pelo desejo de reencontrar o irmão, Viola resolve assumir uma identidade masculina. Ela corta os cabelos e valendo-se de sua experiência de atriz, caracteriza-se como um rapaz, adotando o nome de Cesario.

Então, Cesario consegue emprego como pajem do Duque Orsino, função da qual lhe exige algumas situações constrangedoras, como ajudar o Duque a trocar de roupa e tomar banho.

Logo Cesario ganha a confiança de Orsino, que lhe encarrega de uma missão especial: apresentar declarações de amor e pedidos de casamento à Condessa Olivia (Helena Bonham Carter), por quem o Duque é apaixonado. Porém, as coisas ocorrem diferente do planejado e Olivia se interessa muito mais pelo jovem Cesario do que por Orsino.

Além do mais, a relação do belo e educado pajem Cesario com seu amo se estreita e em muitos momentos acontece um clima de tensão homossexual entre os dois.

Para completar o quadro com um toque de irreverência ainda maior, ainda há o personagem Feste (Ben Kingsley), um misto de menestrel e bobo da corte, que rouba a cena quando aparece, com suas tiradas irônicas e mordazes.

O desenlace da história, com muitas outras surpresas, fica reservado para quem assistir o filme.

Segue aqui um video com o trailer oficial, mostrando um aperitivo de diversas cenas engraçadas e polêmicas, especialmente no tocante à identidade de Viola/Cesario:


E aqui, a primeira parte do filme, que pode ser visto na íntegra no YouTube (em inglês, sem legendas), basta seguir os links para as outras partes:


Nessa parte inicial, os primeiros dois minutos do vídeo (aproximadamente) mostram a apresentação dos irmãos Viola e Sebastian no navio, o que por si só já vale como uma bela cena de crossdressing ou transformismo.

Finalmente, o link para a ficha completa do filme no Internet Movie Database (IMDb):
http://www.imdb.com/title/tt0117991/

Agora com torrent disponível para o filme, com legendas em português, disponibilizado pelo blog Cinema Cult, nessa postagem (atualizado em 06/07/2013):
http://cinemacultdownloads.blogspot.com.br/2013/07/noite-de-reis-twelfth-night-1996.html

.
.

3 comentários:

  1. Excelente seu Blog Lu, só pdia mesmo ser coisa sua. Fino, de bom gosto e muito bem trabalhado. Parabéns querida !!!!

    Beijos,
    Debbi

    ResponderExcluir
  2. Debbi querida, muito obrigada. Um comentário desses, vindo de alguém especial como vc, tem um valor ainda muito maior.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente aqui, com legendas em português:

    http://cinemacultdownloads.blogspot.com.br/2013/07/noite-de-reis-twelfth-night-1996.html

    ResponderExcluir